
Ateliê de Cerâmica
Semeando Pássaros
®
O Projeto Semeando Pássaros
O Projeto Semeando Pássaros, criado em 2015 por Vanessa Amaral, incentiva a convivência com pássaros, sempre em liberdade, no ambiente urbano, partindo da observação no dia a dia.
O Projeto acredita que a conservação de pássaros, bem como a observação e o conhecimento dos pássaros urbanos podem ser feita nas cidades, parques, ciclovias, e principalmente, nas moradias, seja ela uma casa com jardim, um apartamento com uma varanda, uma janela, no local de trabalho, enfim aonde o ser humano encontra com a natureza.

Os centros urbanos foram crescendo e invadindo pouco a pouco o habitat natural dos pássaros, obrigando-os a buscarem outras formas de alimentar-se e se reproduzir. A maioria das casas já não plantam frutíferas, a verticalização das cidades inibiu os ninhos nas telhas de barro, e os rios na maioria foram canalizados, oferecendo poucos recursos a esses moradores da cidade.
Então, o ateliê de cerâmica do Semeando Pássaros, desenvolveu alguns facilitadores para os pássaros.
Dentro de um conceito da escultura, os comedouros e bebedouros foram criados a partir da ideia das plantas aquáticas, que ficam flutuando na água, a mais emblemática para o Brasil é a Vitória Régia, e também a primeira inspiração do ateliê. Com um prato em cerâmica esmaltada em uma haste de ferro, e como na planta aquática sua flor sai acima da água, também a flor do comedouro sai acima do prato, a escultura comedouro proporciona leveza e balanço no jardim, como se as flores estivessem flutuando no jardim.
Além do comedouro, também se desenvolveu um bebedouro com o mesmo conceito, e com a praticidade de retirar da haste e trocar a água regularmente, e casinhas em cerâmica para servirem de ninhos.
Nos jardins do ateliê Semeando Pássaros a prática de observação de aves é constante, bem como a procura de novas espécies de plantas que atraiam os pássaros, é aonde é testado frequentemente os produtos do ateliê.

Outra prática do ateliê é procurar que a produção seja a mais sustentável o possível, usando insumos locais, reciclando a argila, cuidando no gasto de energia e água, pois a conservação como objetivo, passa pelo meio de produção.
Quando você adquire um produto do ateliê, nosso objetivo se cumpre, pois formaremos uma cadeia de conservação. Estaremos ajudando a natureza se renovar, estamos multiplicando os Semeadores de Pássaros.
Referências do projeto:
FRISCH, J. D.; FRISCH, C. D. Aves Brasileiras e as Plantas que as Atraem. Editora Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda., 3a ed., São Paulo – SP , 2005.
CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. Editora Melhoramentos, São Paulo – SP, 1969.
REINERT, Bianca Luiza. Conhecendo aves silvestres brasileiras / Bianca Luiza Reinert, Marcos Ricardo Bomschein, Ricardo Belmonte Lopes; fotografias Zig Koch – Londrina: Grafmarke; Cornélio Procópio: Grupo Ecológico Vida Verde de Cornélio Procópio, 2004.
Fauna e Flora de Curitiba, roteiros de observação. Universidade do Meio Ambiente, Via Laser Gráfica e editora fotos Priscila Forone, Curitiba PR.
STRAUB, Fernando C. Guia do observador de aves/ Fernando Straub; Leonardo R. de Conto; Marcelo A.V. Vallejos. – Curitiba; Pr: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza / Hori Consultoria Ambiental, 2013
SIS, Peter. A Conferência dos Pássaros / Peter Sis : tradução Érico Assis; ilustrações do autor - 1a ed – São Paulo; Companhia das Letrinhas, 2013.
BARROS, Manuel. Meu quintal é maior que o mundo. 1a ed. Rio de Janeiro; Objetiva, 2015.







